Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Academia da Finlândia abre chamada aos finlandeses e brasileiros de projetos de pesquisa na área de energia - Embaixada da Finlândia, Brasília : Atualidades

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 
Notícias, 10/10/2008

Academia da Finlândia abre chamada aos finlandeses e brasileiros de projetos de pesquisa na área de energia

Procura-se avançar as pesquisas em bio-energia por meio de projetos conjuntos de finlandeses e brasileiros. A Academia da Finlândia abre chamada para projetos de pesquisa na área de energia. Os temas abordados são a bio-energia, a eficácia das indústrias de papel e celulose e a produção e uso de biomassas em bio-refinarias. Os projetos farão parte do programa de pesquisa sobre Energia Sustentável da Academia.

A chamada terá início em novembro tanto no Brasil quanto na Finlândia. Os projetos de pesquisadores finlandeses serão financiados pela Academia da Finlândia, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) financiará os pesquisadores brasileiros. O prazo final para as inscrições será em dezembro.

A chamada conjunta de projetos de pesquisa baseia-se num acordo firmado em maio entre a Academia da Finlândia e o CNPq. O trabalho de cooperação avançou consideravelmente durante a visita do Primeiro Ministro Matti Vanhanen ao Brasil, que veio acompanhado do presidente da Academia Markku Mattila. No convênio firmado em maio foi definido, entre outros, o trabalho de pesquisa em conjunto. Os temas foram acordados em julho nos workshops, dos quais participaram especialistas em pesquisa dos dois países, nas áreas de energia, floresta, cultivo de plantas para biomassa entre outros.

"A bioenergia surgiu, durante o seminário, como o tema de maior interesse comum para as pesquisas. O Brasil é um dos líderes em pesquisa de bioenergia, o que favorece o ponto de partida para a cooperação. Os dois países consideraram importante também a utilização da bioenergia na indústria florestal", disse um dos diretores da Academia da Finlândia, professor Paavo Pelkonen.

Pelkonen acredita que a maior contribuição do acordo e da chamada conjunta, para os pesquisadores finlandeses, será a oportunidade de novos contatos com a vasta comunidade científica brasileira. Para Pelkonen, o papel principal das organizações financiadoras de pesquisas é criar as regras e o modo de avaliação dos projetos fino-brasileiros.
"Além disso, na sequência, poderão ser criados vários outros trabalhos conjuntos."

A Academia da Finlândia pretende realizar outras chamadas conjuntas de projetos para finlandeses e brasileiros em áreas que façam parte do programa de pesquisa em andamento. A Academia e o CNPq acordam sobre finaciamentos de projetos de pesquisa anualmente.

Informações adicionais

Chefe de programa Sra. Saila Karvinen, Academia da Finlândia, tel. +358 9 7748 8335, +358 40 591 3518

Chefe de assuntos da UE Sra. Tiina Vihma-Purovaara,  tel. +358 9 7748 8455,  email tiina.vihma-purovaara@aka.fi

Professor catedrático Sr. Paavo Pelkonen, Universidade de Joensuu, tel. +358 13 251 3641, +358 50 367 5238, email paavo.pelkonen@joensuu.fi

Porta-voz Sra. Riitta Tirronen, tel. +358 9 7748 8369, +358 40 828 1724, email riitta.tirronen@aka.fi

Fonte: Academia da Finlândia

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 15/10/2008


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos