Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Brasília: Serviços: Outros serviços

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

Outros serviços

Advogados

A Embaixada não indica advogados ou escritórios de advocacia. Contatos de advogados na Finlândia e no Brasil podem ser obtidos na ordem dos advogados de cada país.

Alfândega

Para informações como taxas alfandegárias, entrada de mudanças na Finlândia, restrições para exportação, acessar o site da Alfândega www.Tulli.fi.

Animais

Para informações sobre entrada e saída de animais domésticos na Finlândia, consultar o órgão responsável pela vigilância sanitária, Evira. Sobre plantas e animais ameaçados de extinção, responde o Centro do Meio Ambiente da Finlândia.

Carteira de motorista

Na Finlândia, os assuntos relativos à carteira de motorista são tratados pela Trafi - Agência de Segurança do Transporte na Finlândia. A carteira de motorista finlandesa é válida, quando apresentado junto com documento de identidade, por 90 dias no Brasil. A tradução da carteira não é necessário segundo a Resolução nº 345, de 19 de março de 2010.

A Embaixada não tem autoridade de reconhecer a validade da carteira de motorista de Finlândia. Nesse caso, o órgão responsável é Trafi, a Agencia de Segurança do Transporte na Finlândia. A partir de 22.9.2016, os serviços eletrônicos da Trafi incluem a possibilidade de imprimir o extrato da carteira de motorista e verificar os dados pessoais relacionados ao carteira de motorista e direito de dirigir.
Mas informações www.trafi.fi, www.ajovarma.fi

Dados de contato

O endereço de pessoas residentes na Finlândia pode ser consultado nos registros paroquiais ou no maistraatti da localidade onde ele reside. Se a localidade é desconhecida, a consulta pode ser feita no maistraatti de Helsinque.
Mais informações: Maistraatti, Registro Civil da População da Finlândia.

Para dados de contato de finlandeses residentes no Brasil, é necessário solicitação por escrito ao setor jurídico do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia pelo endereço: PL 176, 00161 Helsinki (tel: +358 (0)29516001)

Eleições

O Ministério das Relações Exteriores da Finlândia responde pela organização de eleições antecipadas no exterior. Todo cidadão com direito a voto pode votar antecipadamente nas Representações oficiais da Finlandia designadas por decreto do governo. Em período que antecede as eleições, o Ministério divulga em seu site os locais onde ocorrerá votação antecipada, assim como as datas e horários. Para maiores informações acessar o site www.vaalit.fi.

Impostos

Para informações sobre impostos na Finlândia acessar o site www.vero.fi.

Migração

Migração para a Finlândia:

Migração para o Brasil / no Brasil: a legislação na Finlândia determina a atualização de dados populacionais. Toda mudança de endereço, permanente ou temporária com duração acima de 3 meses deve ser informada ao maistraatti por meio de formulário do Registro Civil da População da Finlândia, disponível no site www.vaestorekisterikeskus.fi.

Seguro Social

O Seguro Social finlandês, cujo órgão responsável é o Kela, é, em sua maioria, baseado no local de residência. A condição para fazer parte do Kela é geralmente a residência permanente na Finlândia e de acordo com a legislação finlandesa, não depende da cidadania. Mais informações encontram-se nos sites do Kela e do Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde.

Serviço militar obrigatório

O serviço militar é obrigatório na Finlândia. De acordo com a legislação, o cidadão finlandês está sujeito às obrigações militares desde o início do ano em que completa 18 anos até o fim do ano em que completa 60 anos.

As pessoas com dupla cidadania não são obrigadas a participar da convocação ao alistamento militar obrigatório, caso tenham residido no exterior no mínimo durante os últimos 7 anos. Nesse caso não há necessidade de solicitar liberação do serviço militar. A pessoa com dupla (ou múltiplas) cidadania (s) pode ser convocado ao alistamento militar obrigatório, caso venha a residir na Finlândia antes do término do ano no qual ele completa os 30 anos de idade.

Obs! As pessoas com dupla (ou múltiplas) cidadania (s) devem verificar se os seus dados  relacionados à cidadania e residência estão corretos no registro civil da Finlândia (favor, entrar em contato com o Maistraatti).

Mais informações no site das Forças Armadas da Finlândia

Maistraatti http://maistraatti.fi/fi/Palvelut/ohjeita_ulkosuomalaisille/Ohjeita-ulkosuomalaisille/#Uusi kansalaisuus

Tradutores e intérpretes

A Embaixada da Finlândia não oferece serviço de tradução ou intérprete e não autentica traduções.

Contatos de tradutores juramentados na Finlândia: www.sktl.fi

Contatos de tradutores juramentados no Brasil: a Junta Comercial de cada estado disponibiliza lista de tradutores juramentados. Contatos das Juntas Comerciais estão disponíveis no site do Departamento Nacional de Registro Comercial.

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 17/07/2017


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos