Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Brasília: Atualidades: Notícias

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 
Notícias, 16/08/2016

A Casa Finlândia atraiu 20 000 visitantes no fim de semana de abertura no Rio de Janeiro

A Casa Finlândia, que está sendo realizada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro sob a liderança do Comitê Olímpico Finlandês, começou muito bem. O evento de abertura foi no dia 13 de agosto, quando quase 300 convidados visitaram a casa juntamente com o Ministro de Negócios Estrangeiros da Finlândia Timo Soini. Entre os convidados estavam os representantes do Comitê Olímpico Internacional, das cidades-sede das próximas Olimpíadas, dos comitês de candidatura das cidades que são candidatas à cidade-sede das Olimpíadas em 2024 e empresas finlandesas. Os tópicos principais das discussões foram a Agenda Olímpica 2020 e o cumprimento dos princípios de desenvolvimento sustentável na organização dos Jogos.

Finland House1

"Na cerimonia de abertura da Olimpíada no Rio já pudemos ver mensagens sobre desenvolvimento sustentável. Os próximos Jogos, que acontecerão na Ásia, têm um grande potencial para empresas finlandesas. A Cleantech Finland procura também oportunidades de cooperação para empresas finlandesas com os países que são candidatos à sede da Olimpíada em 2024. Queremos oferecer aos países que estão se candidatando a excelência finlandesa e novas soluções no setor de desenvolvimento sustentável", conta Ilkka Homanen, chefe do Setor Industrial da Cleantech Finland.

"A preocupação com o meio ambiente é universal, e nos alegra que o movimento olímpico internacional queira promover desenvolvimento sustentável. A Casa Finlândia é uma forma incomparável de fazer com que a excelência finlandesa em assuntos ligados ao meio ambiente seja conhecida no contexto dos Jogos", diz Atte Palomäki, membro do Conselho de Administração da empresa finlandesa Wärtsilä.

As portas abertas no fim de semana atraíram 20.000 visitantes à Casa Finlândia para conhecer a excelência finlandesa em tecnologias limpas e educação, e obviamente, para conhecer o Papai Noel e o país em geral. O Papai Noel também se surpreendeu com o número de visitantes.

Finland House 2

"As crianças e adultos são parecidos em mundo todo, e o Papai Noel é bem recebido em todos os lugares. Aqui no Rio, me alegrou especialmente o fato de que as pessoas mais velhas também se empolgaram em conhecer o Papai Noel. É legal fazer parte da promoção do conhecimento sobre a excelência finlandesa no espírito do Team Finland", continuou o Papai Noel.

A Casa Finlândia é fruto de em um contrato de cooperação entre o Ministério de Trabalho e Economia da Finlândia e o Comitê Olímpico Finlandês. As empresas participantes são Danfoss, Wärtsilä, Evac, Hartwall Original Long Drink e Veikkaus. Com o apoio do Ministério de Educação e Cultura, uma dezena de atores diferentes participa da operação de exportação de educação no Rio de Janeiro. Os programas de crescimento Cleantech Finland e Education Export Finland, liderados pela Finpro, também fazem parte. Na quarta-feira, uma Escola PopUp Finlandesa, onde crianças de países diferentes são bem-vindas, será aberta na Casa Finlândia.

"Estamos muito alegres e orgulhosos com o sucesso dos primeiros dias. Isso mostra que os parceiros que possibilitaram a Casa Finlândia foram bem sucedidos em seus esforços. As Olimpíadas atraem muita atenção, dando uma oportunidade excelente às empresas e outros parceiros para aproveitar a atenção internacional na promoção de seus negócios. A partir da segunda-feira, as empresas começam suas operações próprias na Casa Finlândia", diz com satisfação o Diretor da Unidade de Negócios do Comitê Olímpico Finlandês, Samuli Vasala.

A Casa Finlândia atua no contexto da Olimpíada de 12 a 21 de agosto de 2016 e pode ser visitada livremente durante os fins de semana de 13 a 14 de agosto e de 20 a 21 de agosto. Para saber mais sobre os horários de visitação, acesse: www.facebook.com/finlandhouseinrio

Maiores informações:

Jyrki Kemppainen - Diretor de Comunicação do Comitê Olímpico Finlandês, +358 40 559 7196

Ilkka Homanen – Chefe da Cleantech Finland, Finpro, +358 44 577 4430

Ari Honkanen - Especialista em Conteúdo e Comunicação do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia, +358 50 4425 317

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 01/09/2016


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos