Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Relações políticas - Embaixada da Finlândia, Brasília : Finlândia e Brasil : Relações políticas

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

Relações políticas

O Brasil reconheceu a Finlândia em 1919 e as relações diplomáticas entre os países foram estabelecidas em 1929. A Finlândia enviou o seu primeiro embaixador ao Brasil (Rio de Janeiro) em 1937. A transferência da capital do Rio para Brasília levou a Embaixada da Finlândia também a se mudar para a nova capital em 1973. Além da Embaixada, a Finlândia tem, no Brasil, dois consulados honorários gerais (Rio de Janeiro e São Paulo) e oito cônsules honorários.

As relações entre os dois países subiram a um outro nível em 1997 quando o presidente Martti Ahtisaari realizou a primeira visita oficial no nível de chefes de Estado entre os países. A presidenta Tarja Halonen realizou uma visita oficial ao Brasil em Outubro-Novembro de 2003 junto com uma delegação de representantes da vida econômica. A presidenta Halonen visitou o Brasil também em 2006 no âmbito da reunião da UNCTAD e encontrou novamente com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente Lula realizou uma visita oficial à Finlândia em setembro de 2007, sendo o primeiro presidente brasileiro a visitar o país.

Ao longo dos últimos anos várias visitas no nível de minsitros tem sido realizadas da Finlândia para o Brasil. Visitaram o Brasil, entre outros, a Ministra de Comércio Exterior e de Desenvolvimento Paula Lehtomäki (2004), o Ministro da Agricultura Juha Korkeaoja (2006), Primeiro-Ministro Matti Vanhanen (2008), o Ministro de Comércio Exterior e de Desenvolvimento Paavo Väyrynen (2009), O Ministro de Habitação Jan Vapaavuori (2010) e a Ministra da Justiça Tuija Brax (2010) .

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 11/07/2017


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos