Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Relações culturais - Embaixada da Finlândia, Brasília : Finlândia e Brasil : Relações culturais

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

Literatura, artes, música e cinema finlandeses no Brasil

Artes plásticas, arquitetura e performance

Várias exposições da arte finlandesa foram realizadas no Brasil nos últimos anos:

2003: exposição com obras de vários artistas finlandeses em São Paulo e no Rio de Janeiro
2008: arte finlandesa no MuBE em São Paulo e no Museu da República no Rio de Janeiro
2009: exposição retrospectiva de Osmo Rauhala no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro
2010: exposição de Eeva-Liisa Isomaa em Curitiba, grande exposição do design finlandês no Instituto Tomio Ohtake em São Paulo, charges nórdicas em Brasília e exposição de quatro artistas plásticas, Ossi Kajas, Matti Snellman, Sami Mannerheimo e Bruno Maximus, no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro.
2013: Projeto Fin Lálá trouxe ao Brasil artistas de performance finlandeses em parceria com Museu de Arte Moderna de São Paulo e SESC.

Do arquitetos finlandeses Alvar Aalto, em específico, é conhecido dentre os especialistas da área. Em 2005-2006 uma exposição sobre o trabalho do renomado arquiteto foi exibido em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Música

NightwishNightwish (Copyright Scene Nation 2007)

Dos compositores finlandeses Jean Sibelius é o mais conhecido. A sua música é apresentada nas rádios que transmitem música clássica. As composições de Sibelius fazem parte, também, dos programas das orquestras sinfônicas e filarmônicas brasileiras; entre outros, a Orquestra Sinfônica de Brasília apresentou, em dezembro de 2008, a sinfonia Kullervo do compositor finlandês. O pianista Janne Mertanen tocou noBrasil em 2010.

Quanto à música popular, HIM, The Rasmus, Children of Bodom e Nightwish, entre outros, ganharam fãs no Brasil. Quando se apresenta no Brasil, a banda Nightwish sempre lota os lugares nos quais se apresenta.

Música jazz finlandesa também ganhou os brasileiros. Pekka Pylkkänen apresentou-se no Brasil em 2011 junto com o conjunto brasileiro Sinequanon.

Em 2013, o evento Sencity trouxe ao Brasil rapper surdo Signmark. O show, que foi realizado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, foi um grande sucesso de público.

Literatura

A editora Vikings of Brazil trouxe vários autores finlandeses ao mercado brasileiro nos últimos anos. Duas obras de Sofi Oksanen, o Expurgo e as Vacas de Stalin, já foram publicadas. O livro do autor finlandês Kari Nars, Golpes Bilionários, virou um best seller. O primeiro livro da séria Maria Kallio, da autora Leena Lehtolainen já está nas livrarias também. Chama-se Meu Primeiro Assassinato.

Algumas obras de Mika Waltari já existiam. A epopeia nacional da Finlândia, Kalevala, tem uma tradução em Portugal. Além disso, o primeiro poema de Kalevala foi publicado, com comentários, em português brasileiro em 2009.

A reconhecida autora de literatura infantil, Tove Jansson, teve seu primeiro livro em português do Brasil, Mumin, publicado em 2009.

Cinema

Quanto ao cinema finlandês, os filmes de Aki e Mika Kaurismäki têm sido apresentados no cinema e na televisão no Brasil. Principalmente, os filmes de Mika Kaurismäki que tratam do Brasil são conhecidos no país. Outros filmes finlandeses também têm sido apresentados nos festivais de cinema em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Em 2012, foram exibidos documentários finlandeses no Festival Docpoint, em parceria com Instituto Madrid e Cinemateca do Estado em São Paulo.

Em 2012, o canal de tv por assinatura Eurochannel apresentou vários documentários, filmes e seriados finlandeses durante o mês da Finlândia no seu canal.

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 03/09/2013


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos