Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

O banco de dados sobre música folclórica - Embaixada da Finlândia, Brasília : Info Finlândia : Música

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

O banco de dados sobre música folclórica

Escrito pelo Joe Brady, para Virtual Finland (actual thisisFINLAND) 3.2004 

O maior banco de dados sobre música folclórica na Internet é finlandês. Uma base de dados sobre o folclore finlandês foi disponibilizada "online", no Março de 2004. É descrita como o arquivo mais extenso de música e dança folclórica de um só país na Internet. 

Fotografia de três músicos folclóricos a tocar kantele, em Ilomantsi, na zona Este da Finlândia, em 1980. Photo: Teuvo KanervaCompilada pela Universidade de Jyväskylä, na zona centro da Finlândia, a base de dados contém 9.000 temas musicais folclóricos para ver e ouvir. Este enorme tesouro é composto por uma colectânea de melodias folclóricas, cujo nome é traduzido do finlandês como "melodias do povo finlandês" (Finnish: Suomen Kansan Sävelmiä), compiladas por Ilmari Krohn e publicadas pela Sociedade de Literatura Finlandesa.

Poderá efectuar buscas por temas, região de origem, data de edição, tipo de melodia, letras, ou ritmo, no caso das danças. 

O objectivo desta colecção é a sua utilização por parte de particulares e instituições, de facto destina-se a qualquer interessado na tradição musical finlandesa. De outra forma, também não teria grande sentido recorrer a esta base de dados, pois não?

E porque não dar uma espreitadela? Afinal de contas, a Finlândia, entre os países europeus da actualidade tem pelo menos, uma vida musical bastante dinâmica e diversificada, ou deverei dizer cultura? 

Mais informações:

Digital archive of Finnish Folk Tunes

Imprimir esta página

Atualizado 08/07/2009


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos