Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Visto baseado em reunião familiar: Menor de idade - Embaixada da Finlândia, Brasília : Serviços : Vistos

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

Visto baseado em reunião familiar: Menor de idade

Informações para requerimento de visto de residência

1.

O visto para menor de idade (filho(a)), pode ser solicitado para o mesmo período do visto temporário concedido aos pais ou guardiões legais

2.

Dar entrada online no site http://enterfinland.fi e em seguida é obrigatório agendar um horário para recolher as digitais no consulado da Finlândia em São Paulo. Email: consular.bra@formin.fi

O menor deve apresentar-se pessoalmente na presença dos seus pais ou guardiões legais no Consulado da Finlândia em São Paulo no horário agendado.

Leia também atentamente as instruções do Serviço de Imigração finlandês: http://migri.fi/en/guardian-in-finland-with-a-residence-permit

3.

Os documentos necessários para o requerimento são:

  • Formulário OLE_PH4 devidamente preenchido e assinado pelo guardião legal (menores com mais de 15 anos também devem assinar) - disponível no sitehttp://migri.fi/en/article/-/asset_publisher/ole_ph4-linkkilaatikko
  • Passaporte original
  • Uma foto 3,6 cm x 4,7 cm de acordo com as instruções (pdf)
  • Certidão de nascimento incl. nomes dos pais traduzido e legalizado. Por favor, verificar as instruções para legalizar documentos no link: http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?contentid=187094&nodeid=39225&contentlan=17&culture=pt-BR#legalisaatio
    • Lembre-se de anexar tanto o documento em português quanto o documento traduzido, na sua aplicação de Enterfinland.fi !
  • Se os pais não estiverem juntos, é necessário fornecer um documento oficial que comprove sua tutela exclusiva da criança OU um consentimento por escrito do outro guardião, dando à criança permissão para viajar / mudar para a Finlândia (assinado e carimbado no cartório)
    • Também se ambos os pais não puderem estar presentes na visita ao consulado, a pessoa que estiver ausente, deve fornecer uma declaração por escrito, dando à criança sua permissão para solicitar a autorização de residência.
  • Comprovante de pagamanto da taxa: 220 € no e-Service do Serviço da Imigração da Finlândia ou à conta bancária da Embaixada. Para dados da conta bancária e o preço em reais por favor verificar Tabela de emolumentos.
  • Comprovante do pagamento da taxa de sedex (tabela de emolumentos)
  • Declaração de isenção de responsabilidade da Embaixada caso não retire o visto em São Paulo Word(word)
  • Os formulários a seguir deverão ser preenchidos apenas quando a requisição do visto do menor não seja feita em conjunto com a requisição do visto de seu guardião legal:
  • Não esqueça de trazer todos os documentos originais mencionados acima quando for recolher as digitais no Consulado da Finlândia em São Paulo.

4.

Se não conseguir completar o pedido online, há a possibilidade de fazer o pedido com o formúlario  OLE_PH4 impresso - disponível no site http://www.migri.fi. Nesse caso você deverá comparecer ao Consulado da Finlândia em São Paulo com os mesmos documentos originais necessários para o requerimento online.

5.

Os documentos recebidos pelo Consulado da Finlândia em São Paulo. serão processsados e encaminhados ao Serviço de Imigração - órgão competente para emitir o parecer sobre o visto.

6.

O tempo para processamento é de, em média, 4 meses. Em alguns casos podem ser solicitadas mais informações. Não existem vistos 'express' e não tem como apressar o processo. Os vistos são processados na ordem de chegada.

7.

A Embaixada entrará em contato com o requerente caso sejam necessários esclarecimentos adicionais.

8.

O Serviço de Imigração enviará a carteirinha do visto ao Consulado após deferimento. O visto poderá ser retirado no Consulado da Finlândia em São Paulo ou enviado para o requerente. ATENÇÃO: O Consulado envia o visto de residência somente para um endereço no Brasil.

Não é recomendado reservar as passagens antes de receber o visto.

9.

O visto de residência é temporário podendo ser prorrogado na Finlândia.

A autoridade responsável é o Serviço de Imigração.

É importante se registrar no Cartório (maistraatti).

10.

Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Imigração

Homepage: www.migri.fi
Tel. +358 71 873 0431
Fax. +358 71 873 0730   
Email: maahanmuuttovirasto@migri.fi

Imprimir esta página

Atualizado 03/05/2018


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos