Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Excelente semana de cooperação marítima no Recife - Embaixada da Finlândia, Brasília : Atualidades

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 
Notícias, 21/11/2014

Excelente semana de cooperação marítima no Recife

Tiina Vihmapuro-Vaara ja Marja Suhonen

O Tour do Brasil é um conceito europeu comum, que tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre o Brasil e a Europa nas áreas de pesquisa e inovação. Os eventos da turnê são organizados desde abril de 2014 com temas diferentes em vários estados brasileiros. No evento do Recife, o foco foi em inovações ligadas ao mar. O evento proporcionou aos participantes uma ampla visão das diferentes especialidades europeias e brasileiras na área marítima.

A semana de cooperação marítima no Recife começou com uma reunião com o Governador de Pernambuco João Soares Lyra Neto na segunda-feira, dia 10 de novembro. Na terça-feira, organizou-se um evento chamado Tour do Brasil. Participaram um grupo grande de pesquisadores, empresas, financiadores de pesquisas brasileiros e pernambucanos, além de representantes de autoridades de Pernambuco.

O evento foi organizado pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Finlândia e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, juntos com a Comissão da União Europeia e representantes da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Irlanda, Noruega e Portugal.

A delegação finlandesa, sendo a maioria, cerca de 20 deles da região sudoeste da Finlândia, tinha uma programação interessante elaborada juntamente com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco. O programa baseou-seem interesses mútuos e objetivou aprofundar a cooperação entre as empresas, as universidades e as cidades finlandesas com os parceiros pernambucanos.

A região sudoeste da Finlândia assinou, no começo de junho, um memorando de entendimento com o Estado de Pernambuco para fortalecer ainda mais a cooperação. Agora a delegação finlandesa esteve em Recife para mapear áreas concretas em que isso pode acontecer.

As oportunidades de tecnologias marítimas foram discutidas em workshops organizados pela SDEC e SECTEC. Os finlandeses tambémconheceram um impressionante complexo empresarial e o porto de Suape. Além disso, a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade de Ciências Aplicadas de Lappeenranta e a Universidade de Tóquio organizaram um workshop Brasil – Japão – Finlândia nos temas de Desenvolvimento de Estruturas Oceânicas para Produção de Água e Energia e Produtividade em Construção de Navios e Estaleiros.

O novo projeto chamado FinBraTech foi lançado oficialmente durante a semana. Ele é coordenado por uma rede de instituições de ensino superior finlandesas e brasileiras para explorar oportunidades de estabelecer um pequeno centro de P&D no Brasil. Neste centro as indústrias e universidades finlandesas e brasileiras podem trabalhar juntas. O projeto oferecerá também serviços para empresas finlandesas e brasileiras ligadas à indústria e à tecnologia naval no Brasil.

A delegação finlandesa – empresas, instituições de nível superior e os representantes das cidades e autoridades governamentais – partiram do Recife com novas expectativas para serem desenvolvidas.

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 21/11/2014


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos