Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Embaixada da Finlândia envolvida nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016 - Embaixada da Finlândia, Brasília : Atualidades : Notícias

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 
Notícias, 01/09/2016
Suurlähetystön väki siirsi välillä toimiston Finland Houseen
Os funcionários da Embaixada na Casa Finlândia

História foi feita no mês passado quando pela primeira vez foi inaugurado a Casa Finlândia nos Jogos Olímpicos.

História foi feita quando a Finlândia abriu uma Hospitality House no Rio durante os Jogos Olímpicos. Projeto Casa Finlândia baseou-se em a cooperação entre o Ministério do Emprego e da Economia e o Comitê Olímpico Finlandês. As empresas envolvidas foram Danfoss, Wärtsilä, Evac, Hartwall e Veikkaus. Além disso, através do Ministério de Educação e  Cultura, uma dúzia de atores diferentes participou dos eventos de educação organizados na Casa Finlândia. FinPro e Education Export Finland também foram presentes.

Aproximadamente 35 000 pessoas visitaram a casa entre dias 12 e 21 de agosto de 2016. Atração principal nos finais de semana foi o original Papai Noel finlandês. Ambos adultos e crianças esperaram por horas para tirar uma foto com o Papai Noel. A casa também serviu como uma pequena Escola PopUp durante três dia. A Escola PopUp teve a participação das crianças finlandesas e brasileiras de 6 a 12 anos de idade.

Casa Finlândia foi construída na Casa França-Brasil, propriedade do Estado do Rio de Janeiro.  Embaixada da Finlândia foi estreitamente envolvida no projeto desde o início, fazendo pesquisa de campo no local, antes e durante a construção da casa.

Com o sucesso do projeto, a Finlândia teve muita publicidade positiva na mídia brasileira, e devido às portas abertas ao público, a Finlândia certamente conquistou um grande número de novos amigos.

Visitas em preparação: o Presidente da República Sauli Niinistö, e os ministros Sanni Grahn-Laasonen e Timo Soini também prestigiaram os Jogos Olímpicos

Embora os dignitários visitantes nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos tenham sido convidados pelo Comitê Olímpico Finlandês, a Embaixada estava intimamente envolvido em receber os hóspedes e coordenar seus programas.

Presidente da república, Sauli Niinistö, visitou os Jogos Olímpicos no Rio, junto à sua esposa, Sra Jenni Haukio. O casal presidencial concentrou-se em acompanhar as modalidades dos atletas finlandeses, e aproveitou para ser anfitrião da cerimônia de celebração da medalha da boxeadora Mira Potkonen.

Presidentti ja Potkonen
Presidente Niinistö felicitando a boxeadora Mira Potkonen

A ministra de Educação, Cultura e Esporte, Sanni Grahn-Laasonen, também estava no Rio torcendo pelos atletas finlandeses. Além disso, Grahn-Laasonen visitou a Casa Finlândia, efetuando um discurso sobre o sistema educativo finlandês e entregou aos alunos da Escola PopUp seus diplomas. Ministra também representou a Finlândia na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no Estádio do Maracanã.

Opetusministeri Grahn-Laasonen jakaa pop-up-koululaisille 3-päiväisen koulun päättötodistukset
Ministra Grahn-Laasonen e os alunos da Escola PopUp

Ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Timo Soini, chegou ao Brasil de Santiago de Chile, onde ele tinha feito uma viagem oficial com uma delegação empresarial da Finlândia. No Brasil, o Ministro Soini visitou a capital do país, Brasília, onde se reuniu com o Chanceler brasileiro José Serra. Os ministros aproveitaram o momento para assinar um documento que fixa prioridades para a cooperação entre o Brasil e a Finlândia e que estabelece as bases para a futura cooperação entre os dois países em sectores-chave: educação, ciência e inovação, finanças, bio-economia, tecnologia limpa e os setores de defesa.

Suomen ukoministeri Timo Soini ja Brasilian ulkoministeri José Serra allekirjoittivat Suomen ja Brasilian välisten suhteiden yhteistyön prioriteettejä koskevan asiakirjan
Ministro Soini e José Serra

No Rio, o Ministro Soini acompanhou os jogos e os atletas finlandeses, e também inaugurou a Casa Finlândia no dia 12 de agosto, quando aproximadamente 300 convidados conheceram o que a Casa tinha oferecer. Entre os convidados estavam presentes os representantes do Comitê Olímpico Internacional, representantes das futuras cidades olímpicas e das empresas finlandesas presentes no Brasil. Os principais temas no evento foram Agenda Olímpico de 2020 e  a conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável em relação a organização dos Jogos Olímpicos.

Mas nosso trabalho ainda não acabou; a Embaixada da Finlândia também vai garantir que os dignitários que visitarão as Paraolimpíadas serão bem recebidos e cuidados.

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 01/09/2016


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos