Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Estágio na Embaixada da Finlândia - Embaixada da Finlândia, Brasília : Atualidades

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

Estágio na Embaixada da Finlândia

O estágio de seis meses da Veera Volanto está terminando, e o estágio de três meses da Laura Lehtikunnas acaba de começar.

Harjoittelu, Harjoittelu

Porque Brasília?

Veera cursou direito bem como estudos latino-americanos e português na Universidade de Estocolmo, na Suécia. Depois de terminar o ensino médio, Veera morou seis meses em Fortaleza e mais tarde fez intercâmbio de um semestre em Niterói na Universidade Federal Fluminense, onde ela estudou na faculdade de direito. Deste modo, ela já falava português quando chegou a Brasília. Visto que a língua da maioria de reuniões e eventos é o português, o conhecimento dele facilita muito o trabalho. Veera se candidatou para estágio na Embaixada da Finlândia em Brasília porque ela considera o estágio uma chance única de aprender mais sobre a política brasileira, as relações bilaterais entre o Brasil e a Finlândia, e ao mesmo tempo usar e melhorar seu português.

Laura estudou direito na Universidade de Turku e fez seu intercâmbio universitário no Rio Grande do Sul, em Pelotas. Laura também fez parte de pesquisas de doutorado de sua irmã na área de geografia humana sobre Crianças de Rua no Brasil, ajudando-a a coletar dados. As pesquisas incluíram vários períodos de três meses no sul do Brasil entre anos 2009-2013. Assim Laura, como sua colega Veera, já falava português quando chegou a Brasília. O estágio vai permitir que ela combine os seus estudos, experiências e a língua, e também dará uma experiência importante de Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.

O trabalho na Embaixada

O que Veera mais gostou das tarefas na Embaixada é a variabilidade. "O estagiário na Embaixada participa de várias atividades, por exemplo, em reuniões com a delegação da União Europeia e com diferentes órgãos brasileiros e escreve relatórios sobre diversos assuntos. Durante o meu período no Brasil também ocorreram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, para o qual vieram convidados de alto nível, atletas e turistas finlandeses. A Embaixada tinha um papel importante nisso, e desta maneira eu também como estagiária tive a oportunidade de participar nestas preparações", conta Veera.

Apesar do estágio da Laura só ter começado, ela já teve a chance de participar em uma reunião na delegação da União Europeia no setor de ciência, tecnologia e inovação. "O que eu acho importante e o que eu gosto nesse estágio, é que temos desde o começo a possibilidade de realmente participar nas tarefas da Embaixada", conta Laura.

As duas afirmam que o estágio é uma ótima oportunidade de ver como é o trabalho em uma embaixada. O estagiário trabalha desde o começo de modo independente e o bom ambiente de trabalho faz com que seja fácil pedir ajuda quando precisar, além de sempre receber feedback sobre as tarefas executadas, o que beneficia o seu desenvolvimento.

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 30/09/2016


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos