Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Rosa Liksom no Brasil com várias frentes artísticas - Embaixada da Finlândia, Brasília : Atualidades

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 
Notícias, 20/10/2016

Rosa Liksom no Brasil com várias frentes artísticas

A Embaixada da Finlândia teve o prazer de receber aqui no Brasil durante duas semanas uma das escritoras mais conhecidas do nosso país que também tem um trabalho extenso no campo de artes visuais.

Rosa Likson

A Rosa Liksom veio para o Brasil convidada pelo Festival Internacional de Imagem Valongo e por nossa Embaixada, mas aproveitou o tour no Brasil para desenvolver várias outras atividades.

A obra literária da Rosa sempre foi um caso singular na literatura finlandesa e apesar de grande reconhecimento desde o livro de estreia, a artista e a sua obra situaram-se na margem dos movimentos culturais, no cenário. O fato dela não conceder entrevistas para a mídia colaborou com a construção dessa imagem.

Tudo mudou no ano 2011 quando o romance dela “Hytti nro 6” (“Cabine número 6”) foi publicado. Esse livro que na visão dela não era livro de massas ou que não ia vender mais que 5000 exemplares, recebeu o prêmio literário de maior prestígio da Finlândia, a obra foi indicada ao Prêmio de literatura francesa “Prix Médicis étranger”, Prêmio de literatura Escandinava no ano 2013 e ao “Premio Strego Europeo” na Itália 2014. Desde 2011 ela viaja pelo mundo todo, de Tóquio, Japão a São Francisco, EUA, convidada para falar do seu livro. Hoje o livro já vendeu mais de 100 000 exemplares somente na Finlândia.

Rosa Liksom. maalaus

Além da exposição montada para o festival, ela trouxe outra exposição de fotografias para a galeria da Pinacoteca Benedito Calixto em Santos – SP, deu uma oficina de técnicas de escrever e como transformar texto em narrativas visuais para alunos brasileiros, foi entrevistada por mídias locais, falou sobre a sua trajetória como escritora e do trabalho “Cabine número 6” num evento literário, fez fotos e vídeos para o seu trabalho Burka e participou de uma tarde de autógrafos na livraria do Festival Valongo com seu fotolivro. Como se isso não fosse suficiente para uma viagem, ela ainda contou estórias e cantou em finlandês para um grupo de músicos jovens de favela que gravaram a voz dela e usarão esse material como samples para fazer música underground contemporânea. O ciclo se fecha, a jovem guarda faz trabalho em cima das experiência da velha guarda, simbolicamente e em prática.

Daqui a viagem da artista continua para Sibéria, onde fará tour de 1 mês para promover o seu livro. Próximo destino será Estados Unidos, onde foi convidada por uma universidade para fazer palestras sobre literatura.

É bem possível que o livro Cabine número 6 entre também no mercado brasileiro dentro do próximo ano. Quem tem interesse de conhecer o trabalho dessa artista multimídia maravilhosa, tem possibilidade de visitar as exposições dela em Santos – SP até o fim do mês de outubro.

Rosa Liksom.äänitys

Exposição Pinturas: Os Paraísos Do Caminho Vazio

https://valongo.com/paralelas?_w=645#os-paraisos-do-caminho-vazio-exposicao

Período de visitação: de 11 a 21/10, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

Local: Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade

Endereço: Praça dos Expedicionários n°10 - Gonzaga - Santos/SP

Exposição Burka:

Periodo de visitação: de 14/10 para 31/10

Local: Espaço Cultural Benedito Calixto

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Boqueirão, SP, 11045-400, Santos

Livros dela estão à venda nas Livrarias Realejo em Santos e Livraria Madalena em São Paulo.

Imprimir esta página

Atualizado 20/10/2016


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos