Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Línguas - Embaixada da Finlândia, Brasília : Info Finlândia : Línguas

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

Línguas

As línguas oficiais da Finlândia são o finlandês e o sueco. Fotografia: Raija PöyhönenAs línguas oficiais da Finlândia são o finlandês e o sueco. Fotografia: Raija Pöyhönen

A língua finlandesa faz parte do grupo linguístico fino-úgrico, ou ugro-finês, um ramo do qual é constituído pelo finlandês, pelo estoniano e outras línguas menos faladas, enquanto o outro ramo é constituído pelo húngaro, a língua mais falada do grupo ugro-finês. As línguas oficiais do país são o finlandês e o sueco. Esta última é a língua materna de 6% da população. Outra língua minoritária é o lapão. A posição oficial da língua sueca tem raízes históricas que assentam no período durante o qual o território finlandês fez parte do Reino da Suécia, do século XIII até 1809.

O finlandês é uma língua sonora, ao estilo do italiano. Tem oito vogais, que muitas vezes aparecem prolongadas ou formando ditongos. Muitas palavras internacionais, parecidas na maioria dos idiomas, possuem em finlandês uma terminologia etimologicamente nacional: "telefone" é "puhelin", "computador" diz-se "tietokone", "servidor", "palvelin" e "disquete" é "levyke".
É um idioma expressivo, rico em derivativos, declinações e conjugações. Há quinze casos para os substantivos e adjectivos. "Água" por exemplo, diz-se "vesi", mas o peixe "na água", será "vedessä", quem desce "para a água" pela acção de tomar banho, será "veteen" e quem bebe "água" será "vettä".

 

Duas línguas. Fotografia: Raija PöyhönenDuas línguas. Fotografia: Raija Pöyhönen

O nome da Finlândia, em finlandês é "Suomi". Na época medieval o nome denominava só uma província no sudoeste do país, hoje denominada "Finlândia própria" (Varsinais-Suomi) ou "Região de Turku". "Finland" foi o nome usado pelos suecos, e a partir da língua sueca foi introduzido em latim e na maioria dos demais idiomas. O nome "Suomi", que se suspeita ter tido uma origem pré-histórica, apareceu na forma escrita, pela primeira vez em 1211. Derivados do "suomi" estão a ser usados pelos idiomas finicos, mais aproximados e pelas línguas bálticas (Látvia e Lituânia). O sentido original do nome não é conhecido. Portanto uma teoria sugere que o "Suomi", possivelmente teve origem numa palavra que significaria país "pantanoso".

Outras minorias linguísticas são os sames (lapões) e os ciganos. Há acerca de 4.500 Sami, dos quais 90%, habitam no Norte, na Lapónia, enquanto que os 5.500 ciganos, vivem principalmente no sul do país. O número de cidadãos estrangeiros a residir na Finlândia foi de, aproximadamente, 99.000 em 2001. Os maiores grupos vieram dos países vizinhos, isto é, da Rússia, Estónia e Suécia.

Mais informação:

 

Imprimir esta página

Atualizado 20/05/2009


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos