Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Geografia - Embaixada da Finlândia, Brasília : Info Finlândia : Geografia

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

Geografia

O Verão no seu melhor, a superfície espelhada de um lago. Rutajärvi, Kangasniemi. Fotografia: Raija PöyhönenO Verão no seu melhor, a superfície espelhada de um lago. Rutajärvi, Kangasniemi. Fotografia: Raija Pöyhönen

A Finlândia situa-se no Norte da Europa a uma latitude entre os paralelos 60 e 70. Um quarto da sua superfície situa-se a Norte do Círculo Polar Árctico. Os países vizinhos são a Suécia a Oeste, a Noruega a Norte, a Rússia a Leste e a Estónia, na margem Sul do Golfo da Finlândia. Grande parte do país é uma planície pouco acidentada assente num leito de rocha coberto de florestas boreais, de onde sobressai um rendilhado de colinas revestidas de árvores rodeando vastas extensões de água. A paisagem da região Norte, a Lapónia finlandesa, é caracterizada pelos seus montes com uma forma arredondada.

LagosA Finlândia é, juntamente com a Islândia, o país mais setentrional do mundo. Mesmo que a Rússia, a Noruega e o Canadá se estendam um pouco mais para o norte, a distribuição geográfica e populacional dos mesmos países concentra-se mais para o sul, quando comparados com a Finlândia. Entre as capitais do hemisfério norte, só a capital da Islândia, Reykjavik, é que fica localizada mais a norte do que Helsínquia. Mesmo assim, a Islândia não tem extensão territorial ao norte do Círculo Polar Árctico.

A superfície finlandesa de 338.145 km2, é a quinta maior entre os países da União Europeia, sendo este país maior do que a Itália ou do que a Grã-Bretanha.

KallioA Finlândia é justamente conhecida como um país de florestas, as quais, ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia, são os seus muitos milhares de lagos (o número total é 187.888) e uma grande profusão de ilhas (quase 180 mil). Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional. O principal arquipélago, Åland (Ahvenanmaa), situa-se junto à costa sudoeste, enquanto que a principal região dos lagos, cujo núcleo é constituído pelo Lago Saimaa se situa no Leste do país.

Os maiores lagos da Finlândia são: 

(Ympäristö.fi)

1. Lago Saimaa, 1377 km2
2. Lago Päijänne, 1081 km2
3. Lago Inari, 1040 km2
4. Lago Pielinen, 894 km2
5. Oulujärvi, 887 km2

Saimaa - um lago fora de serie - Imagens -This is Finland

PäijänneOs maiores rios são:

1. Kemijoki-Kitinen, 552 km (Rovaniemi-Kemi)
2. Tenojoki, 344 km (Fronteira entre a Finlândia e a Suécia)
3. Iijoki, 330 km (Na zona Norte de Oulu)
4. Ounasjoki, 298 km (Rovaniemi)
5. Muonionjoki, 230 km (Fronteira entre a Finlândia e a Suécia)

As ilhas maiores são:

1. Sääminginsalo, 1.069 km2 no Lago de Saimaa
2. Ilha principal de Åland, 685 km2
3. Kemiö, 524 km2, próxima da cidade de Hanko
4. Hailuoto, 195 km2, próxima de cidade de Oulu

A ilha de Soisalo, situada perto da cidade de Varkaus, é frequentemente intitulada como a maior ilha da Finlândia ( 1.638 m²). A área de Soisalo no entanto não pode ser considerada como uma ilha, dado que o nível das águas circundantes não estão ao mesmo nível, devido às variações de altura entre as várias partes da área, que chegam a atingir os 6 metros.

OunastunturiOs pontos mais altos do país situam-se na Lapónia:

1. Haltitunturi, 1.328 m
2. Saanatunturi, 1.029 m
3. Ropi, 945 m
4. Pallastunturi, 807 m
5. Ounastunturi, 723 m

Mais informação

 

Imprimir esta página

Atualizado 15/05/2012


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos