Diretamente ao conteúdo
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Finlândia no Brasil - Embaixada da Finlândia, Brasília : Finlândia e Brasil : A Finlândia no Brasil

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Brasília
CONSULADO DA FINLÂNDIA, São Paulo


Fone (61) 3443-7151
E-mail: consular.bra@formin.fi, sanomat.bra@formin.fi
Português | Suomi | Svenska |  | 
Letra normalLetra maior
 

Finlândia no Brasil

Aproximadamente 600 finlandeses moram permanentemente no Brasil atualmente, a maioria no sul e sudeste. Em grande parte, eles são empregados de empresas finlandesas e as suas famílias.

O turismo da Finlândia para o Brasil tem crescido fortemente nos últimos anos. Este crescimento deve-se, em específico, ao surgimento de pacotes turísticos para as praias nordestinas. Os destinos mais populares incluem Porto de Galinhas, Fortaleza e Natal. São realizadas quase 4.000 viagens da Finlândia ao Brasil todo ano.

A Colônia finlandesa: Penedo

No início do século XX partiu-se da Finlândia à procura de um mundo melhor em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. A Colônia de Penedo foi fundada no Estado do Rio de Janeiro em 1929 por Toivo Uuskallio e sua esposa Liisa. Sr. Uuskallio tinha recebido num sonho uma mensagem de Deus que lhe pedia para estabelecer uma colônia utópica nos trópicos em que se seguiria o vegetarianismo. Junto com os Uuskallio, 139 finlandeses se mudaram a Penedo, sendo que a maioria deixou a colônia já durante o primeiro ano.

O objetivo da colônia era o vegetarianismo, o naturalismo e um moral sexual rigoroso apoiado por Sr. Uuskallio. A base econômica da colônia ia ser a agricultura. Os problemas, entretanto, apareceram logo. Não havia mercado para os produtos da colônia e as doenças vegetais destruiram as safras. Os imigrantes, de origem da classe média, tampouco tinham experiência quanto à agricultura. Problemas financeiros e "preguiça" atrapalharam a vida na colônia e o vegetarianismo também foi esquecido. O naturalismo foi deixado por causa de mosquitos e sol que queimava a pele. Em seguida o alcolismo entrou em cena e a disciplina do Sr. Uuskallio não foi o suficiente para manter o moral sexual.  Penedo, que tinha inundado em problemas financeiros, foi vendida para uma indústria farmacêutica suíça em 1942. Nos próximos dez anos Penedo ficou sob a sua posse.

Penedon pikku-Suomi ostoskeskusOs moradores de Penedo aprenderam com os erros, e após o período de administração suíça, iniciou-se uma nova era. Os membros da colônia abriram pensionatos e saunas e começaram a fazer artesanato. A localização da colônia ao lado de um parque nacional entre o Rio de Janeiro e São Paulo trouxe turistas à pequena cidade. Penedo, com essa sua nova energia, é até hoje um destino turístico conhecido embora os finlandeses sejam poucos. Existe, na colônia, um museu que conta a história da colônia, um Clube finlandês e grupos de dança folclórica que se apresentam regularmente aos turistas. Além disso, a cidade conta com um restaurante finlandês 'Koskenkorva' e um shopping chamado 'Pikku-Suomi' (Pequena Finlândia). No shopping está situada a casa de verão do Papai Noel.

Em março de 2009 Penedo comemorou os 80 anos da colônia em grande estilo no evento chamado Festival Finlândia, Penedo 80 anos.

Fonte: Petri Salonperä, Utopiasiirtolaisuus in Kahvi, pahvi ja tango. Suomen ja Latinalaisen Amerikan suhteet. Editores Jussi Pakkasvirta e Jukka Aronen. Gaudeamus, 1998.

Imprimir esta página

Este documento

Atualizado 11/07/2017


© Embaixada da Finlândia, Brasília | Informação sobre o serviço | Contatos